TEMA CENTRAL
“FORMAÇÃO DE PROFESSORES: dos aspectos teóricos à prática docente”
Ø DATA: 07/03/2012
Ø HORÁRIO: 8h00 às 13h00
Ø LOCAL: UFPA / Auditório do IFCH
Ø CERTIFICAÇÃO DE 10h AOS PARTICIPANTES
INSCRIÇÕES: enviar nome, telefone, curso de formação, local de formação, período de formação, atividade profissional e instituição profissional para o email rcabral62@hotmail.com
CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES
HORÁRIO | OBRA | RESPONSÁVEIS | |
Sessão Temática “A prática docente” | |||
8h00 às 8h10 | LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2003 | Lorena Baía | |
8h10 às 8h20 | CONTRERAS J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002 | Nicelma Soares | |
8h20 às 8h30 | SÁNCHEZ, Aurelio Villa. La Excelencia Docente - Teaching Excellence.Revista de Educación, número extraordinario 2008, pp. 177-212 | Socorro Padinha | |
Sessão Temática “Processos de Formação” | |||
9h10 às 9h20 | NEITZEL, Adair Aguiar e FERRI, Cássia. Formação continuada para professores da educação básica: metodologia do currículo integrado e laboratório de vivências pedagógicas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos/ Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. V.92, n.230, (jan./abr. 2011 -). Brasília. | Cristiano Pinto | |
9h20 às 9h30 | SEVERINO, Antônio Joaquim. Preparação e formação ético-política dos professores. IN: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (ORG.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 2003, P. 71-89 | Michelle Guimarães | |
9h30 às 10h00 | COELHO, Wilma de Nazaré Baía. A cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores no Estado do Pará, 1970-1989. 2ª ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2009. | Neusani Ives, Euricléia Galúcio Franklin Auad Thijm | |
Sessão Temática “História e Educação” | |||
10h40 às 11h00 | GATTI Jr. Décio. A escrita escolar da História: livro didático e ensino no Brasil (1970 – 1990). Bauru, SP: EDUSC/Belo Horizonte, MG: EDUFU, 2004. | Rafael Oliveira Érita Silva | |
11h00 às 11h30 | APPLE, Michel W. Educação e Poder. Porto Alegre: Artmed, 1989. | Rosangela Barbosa Raquel Amorim Rita Cabral | |
Sessão Temática “O Ser Professor” | |||
12h10 às 12h20 | NOSELLA, Paolo. Compromisso político e competência técnica: 20 anos depois. Educação e Sociedade, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 223-238, 2005. | Rebeca Cabral | |
12h20 às 12h40 | HUBERMAN, M. O Ser Professor em perspectiva.
| Profª. Drª. Wilma Coelho |
Nenhum comentário:
Postar um comentário