Do complexo do Ver-o-Peso ao Porto. Esse é o novo percurso do Projeto Roteiro Geo-Turístico, projeto de extensão desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo (Ggeotur), vinculado à Faculdade de Geografia e Cartografia e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA). O novo trajetopassará por 17 pontos no bairro da Campina.
O passeio inicia na Estação das Docas, mais precisamente do hall de entrada do Terminal Turístico da Estação, ao lado do Ver-o-Peso. A saída é às 8h30 e os participantes seguem a pé por todo o percurso. O horário previsto para a chegada é às 11h30.
Itinerário - Além da Estação, o grupo passará pela praça do Pescador; feira do Ver-o-Peso; Pedra do Peixe e doca do Ver-o-Peso; Mercado de Peixe; Solar da Beira; erveiras; Mercado de Carne; rua XV de Novembro; igreja e largo das Mercês; Boulevard Castilho França; praça dos Estivadores; praça Pedro Teixeira; prédio da Companhia das Docas do Pará; Porto e Escadinha do Porto e Forte São Pedro Nolasco.
Os interessados em participar do Roteiro Geo-Turístico deste domingo devem inscrever-se gratuitamente por e-mail. Basta preencher o formulário de inscrição e enviar para roteirosgeoturisticos@gmail.com.
De acordo com a professora da Faculdade de Geografia e Cartografia da UFPA e coordenadora do Ggeotur, Maria Goretti Tavares, o recomendado para os participantes é ir de tênis, bonés e roupas leves. “Haverá uma parada de cinco minutos na barraca de polpa de frutas para aqueles que desejarem comprar água e suco. Não realizaremos paradas para compra de lembranças, quem desejar fazer compras na feira, no mercado ou na área de alimentação, recomendamos que o façam ao termino do Roteiro.”
Exposição – Uma novidade no Projeto Roteiro Geo-Turístico este semestre é que ele é parte integrante da programação do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, que apresenta até o dia 28 de dezembro, uma exposição sobre o complexo do Ver-o-Peso.
História do Roteiro Geo-Turístico - O Projeto de Extensão começou em 12 de janeiro deste ano, com o nome "Roteiro Geoturístico no bairro Cidade Velha – conhecendo o centro histórico de Belém". Durante o ano de 2011, o Roteiro aconteceu, sobretudo, aos sábados, partindo do
Missão – De acordo com a coordenadora do Ggeotur, Maria Goretti Tavares, o objetivo do Projeto é proporcionar aos turistas que vêm a Belém, bem como aos próprios moradores desses bairros e de outros locais da cidade, um passeio por meio do qual é possível conhecer importantes elementos do patrimônio histórico da capital paraense. É importante destacar, segundo a docente, que nenhuma agência de turismo oferece um percurso a pé pelas ruas dos bairros de Belém. “Então, ao se perceber essa lacuna e o potencial da cidade para o desenvolvimento do turismo patrimonial e histórico, avaliou-se que seria pertinente a criação deste Projeto”, destaca.
Inscrições devem ser feitas preenchendo o formulário e enviando para roteirosgeoturisticos@gmail.com.
Mais informações nas páginas http://geoturisticosroteiros.blogspot.com/ e http://www.facebook.com/roteirosgeoturisticos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da UFPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário