quinta-feira, 13 de outubro de 2011

IV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA POPULAÇÃO


O IV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA POPULAÇÃO tem como propósito ampliar e disseminar a demografia histórica e a história das populações como área de conhecimento no Brasil. Desde 2005, quando foi realizado o I SIMPÓSIO em Curitiba, o evento tem aumentado em importância, bem como refletido uma significativa dinamização de suas atividades. Em função do êxito das edições anteriores, e objetivando a maior divulgação do tema, o evento acontecerá pela primeira vez na Amazônia. A quarta edição irá ocorrer em Belém, nas dependências da Universidade Federal do Pará (UFPA), entre os dias 18 e 21 de outubro de 2011.

A realização do IV SIMPÓSIO situa-se num triplo esforço. Em primeiro lugar, objetiva fomentar os estudos acerca da História da Família e da População na Amazônia, que apresentaram grande crescimento a partir da realização do Seminário Nacional de História e Demografia em Belém, no ano de 2007, e das políticas de incentivo à pesquisa na área por parte da Faculdade de História e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia da UFPA. Em segundo lugar, visa incrementar a articulação do GT População e História aos demais grupos de trabalho da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), notadamente o GT Migração. Em terceiro lugar, pretende aproximar as discussões sobre a demografia histórica desenvolvidas na ABEP àquelas desenvolvidas na Asociación Latino Americana de Población (ALAP).

Nesse sentido, busca-se com o evento fortalecer os estudos relacionados à História da População, que considerem múltiplas realidades. Eis um momento onde diferentes pesquisadores têm a possibilidade de conhecer diferentes comportamentos populacionais em diferentes regiões e períodos no Brasil, na Argentina e em Portugal. Um momento onde o debate se fortalece, pois evidencia generalidades e considera especificidades.

Maiores informações no site http://www.ruma.ufpa.br/eventos/snhp

Contatos

snhp2011@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário