sexta-feira, 12 de outubro de 2012

IV Seminário Nacional e VI Regional Sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais

IV Seminário Nacional e VI Regional Sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais. De 28 a 30 de novembro. Inscrições abertas



Entre os dias 28 e 30 de novembro, no auditório da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA), ocorrerá o IV Seminário Nacional e o VI Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais. O evento será realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Pará (GERA/UFPA).
Segundo a coordenadora do GERA e do Seminário, professora Wilma Coelho,  o evento tem como objetivo “ampliar o debate sobre as discussões acerca das Políticas Públicas para a Educação e Relações Étnico-Raciais, especialmente no que tange à Formação de Professores e ao Currículo, e ainda proporcionar uma discussão que contribua para problematizar o lugar que a questão étnico-racial ocupa nas políticas públicas educacionais no Brasil e na contemporaneidade.”
Formação - De acordo com a professor Wilma, o GERA é um grupo de pesquisa iniciado em 2006, que tem como princípio “o aprofundamento do conhecimento sobre relações étnico-raciais na análise de questões relacionadas à formação educacional e cultural contemporânea a partir da realidade amazônica."
O Núcleo GERA é importante tanto para a UFPA quanto para a comunidade, pois, além das pesquisas, ele “integra e colabora com a consolidação de discussões e análises mais amplas no processo de reflexão sobre as relações étnico-raciais e sua inserção e importância no universo da escolarização e da formação humana”, explica a professora.
Programação – Durante os três dias de evento, grandes pesquisadores sobre etnia participarão de mesas de debate, palestras e oficinas. De acordo com Wilma, ”o público-alvo do Seminário relaciona-se, sobretudo, aos pesquisadores, professores, alunos de graduação e de pós-graduação, mas também é aberto para a comunidade em geral.”
Inscrições - Para se inscrever, o participante precisa preencher um formulário com os seus dados, efetuar o depósito do valor correspondente e enviar o comprovante do depósito para o e-mail seminariogera2012@gmail.com. As inscrições já começaram e vão até o dia 11 de novembro para os participantes que forem apresentar trabalho. Para aqueles que não apresentarão trabalhos, o prazo é até o dia 18 do mesmo mês.
Serviço:
IV Seminário Nacional e  VI Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais
Data: 28 e 30 de novembro de 2012
Local: Auditório da Faculdade Integrada Brasil Amazônia – FIBRA (Avenida Gentil Bittencourt, 1144, bairro Nazaré).
Mais informações nos sites do Seminário e do GERA.
Texto: Carlos Fernando Pinheiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação/evento

Seminário Histórico - Tribunal da Inconfidência


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Morre o historiador Eric Hobsbawm aos 95 anos




O eminente historiador marxista britânico Eric Hobsbawm, que escreveu sobre os extremos dos séculos XIX e XX e era considerado um dos pensadores imprescindíveis do século passado, morreu nesta segunda-feira aos 95 anos.
"Ele morreu de pneumonia nas primeiras horas da manhã em Londres", afirmou a filha do historiador, Julia Hobsbawm.
O historiador lutava contra a leucemia e faleceu no no Royal Free Hospital da capital britânica.
"Ele fará falta não apenas para sua esposa há 50 anos, Marlene, e seus três filhos, sete netos e um bisneto, mas também por seus milhares de leitores e estudantes ao redor do mundo", completou.
Hobsbawm era uma figura consagrada, mas também controversa, por sua longa ligação com o Partido Comunista, que ele apoiou apesar das atrocidades na União Soviética e no leste europeu.
O livro mais famoso de Hobsbawm, provavelmente, é "Era dos Extremos, o breve século XX (1914-1991), de 1994, que foi traduzido para quase 40 línguas e recebeu muitos prêmios internacionais.
Hobsbawm, que influenciou gerações de historiadores e políticos, é reconhecido por seus três volumes sobre o "longo século XIX": "A Era das Revoluções: Europa 1789-1848", "A Era do Capital: 1848-1875" e "A Era dos Impérios: 1875-1914".
Sua perspectiva marxista foi formada em parte pela experiência de morar na Alemanha no início da década de 1930, quando acompanhou a ascensão de Adolf Hitler ao poder.
Nascido em 9 de junho de 1917 em uma família judaica de Alexandria, Egito, filho de um britânico e de uma austríaca, Hobsbawm foi criado em Viena no período entre as duas grandes guerras mundiais, antes de seguir para Berlim em 1931, depois da morte de seus pais no intervalo de dois anos.
Ele se mudou para Londres dois anos depois, quando Hitler virou chanceler, e entrou para o Partido Comunista britânico em 1936.
Depois de estudar História e obter o Doutorado na Universidade de Cambridge, Hobsbawm se tornou professor em 1947 no Birkbeck College de Londres, centro ao qual seguiu ligado por toda a carreira.
Também foi professor convidado em universidades de prestígio, como Stanford, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e Cornel.
Fã de jazz, escreveu críticas para a revista britânica New Statesman sob um pseudônimo entre 1956 e 1966.
Hobsbawm nunca abandonou a filiação ao Partido Comunista da Grã-Bretanha, que acabou em 1991, após a queda do Muro de Berlim e o colapso da União Soviética.
"Era dos Extremos", em particular, dividiu leitores de diferentes linhas ideológicas na Grã-Bretanha, com muitos conservadores e liberais afirmando que a obra ignorou as atrocidades soviéticas, mas muitos da esquerda elogiaram a visão marxista da história.
Ele foi indicado para a ordem Companion of Honour em 1998 pelo governo trabalhista do primeiro-ministro Tony Blair.
Hobsbawm casou duas vezes, primeiro com Muriel Seaman em 1943. Após o divórcio em 1951, o historiador casou com Marlene Schwarz.

fonte:  http://br.noticias.yahoo.com/morre-historiador-eric-hobsbawm-aos-95-anos-120859156.html


III Ciclo de Palestras Licenciatura em Movimento: Formação e Prática Docente. Dia 17 de outubro, auditório do ICJ







Palestrante: Profa. Dra. Ilma Passos Alencastro Veiga (UNB)
Data: 17 de outubro
Hora: 18h
Local: Instituto de Ciências Jurídicas - UFPA
Faça sua inscrição. Clique AQUI para acessar a Ficha   Veja o banner do evento AQUI

Fonte: http://www3.ufpa.br/ifch/index.php?option=com_content&view=article&id=1534:iii-ciclo-de-palestra-licenciatura-em-movimento-formacao-e-pratica-docente-